sexta-feira, 21 de maio de 2010

Música da Idade Média

Pessoal,

Seguem os slides e a lista de reprodução referentes à música da Idade Média.

Slides "Alta Idade Média (Séculos V-X)"
Slides "Baixa Idade Média (Séculos XI-XV)"
Lista de reprodução: A Música da Idade Média

Conteúdo da lista de reprodução:

Canto gregoriano
Advocatam
Ave Maria I
Ave Maria II
Kyrie Rex Virginum
Benedicamus Patrem

Escola de Notre-Dame (Ars Antiqua)
Léonin
Viderunt omnes
(organum)
Alleluia (organum duplum)

Pérotin
Beata viscera
(conductus)
Veni creator spiritus (conductus)
Alleluia nativitas (organum triplum)

Ars Nova
Guillaume de Machaut
Agnus Dei, da Missa de Notre Dame
Fins cueurs dous (moteto)
O livoris feritas (moteto)
Plange, regni respublica (moteto)

Francesco Landini
Non avra ma' pieta questa mia donna
Amor c'al tuo sugetto

Trovadorismo
Marcabru
Afonso X
Adam de la Halle

Boa audição!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Música da Grécia Antiga

Durante a aula sobre a música na Grécia Antiga, ouvimos o Epitáfio de Seikilos. Na lista de reprodução abaixo, colocamos mais duas peças: uma delas é o Orestes stasimon chorus, de Eurípedes, e a outra é um lamento, teoricamente do século II ou III d. C.
O Epitáfio e o coro do Orestes constam da Norton Anthology of Western Music (organizada por Claude Palisca), em gravações similares a essas do YouTube. Por isso, são bastante confiáveis. O lamento é uma peça que encontramos no YouTube e nos pareceu, na estrutura geral, plausível de ser da antiguidade grega, mas não podemos garantir que de fato o seja.

Slides "Antiguidade"
Lista de reprodução: A Música da Grécia Antiga

Epitáfio de Seikilos
Como o próprio nome diz, trata-se de uma canção fúnebre, e foi encontrada numa pedra funerária em Aidine, na Turquia, e data do século I d. C., aproximadamente. A gravação começa com a recitação de um texto que está escrito na lápide, e diz: Eu sou um túmulo, um ícone. Seikilos me pôs aqui como um símbolo eterno da lembrança imortal. Depois, a melodia é tocada a solo num instrumento de corda (provavelmente uma lira), em seguida cantada e dobrada pela lira e depois tocada mais uma vez na lira. É a música completa mais antiga de que se tem registro.

Orestes stasimon chorus
Orestes é uma tragédia escrita pelo ateniense Eurípedes em 408 a. C. Esse coro, possivelmente, foi escrito pelo mesmo autor, que ficou famoso por seus acompanhamentos musicais. O nome stasimon significa que se tratava de uma ode cantada com o coro imóvel, entre o palco e os espectadores. Neste trecho da tragédia, o coro das mulheres de Argos imploram aos deuses que tenham piedade de Orestes, que assassinou a mãe, Clitemnestra, pedindo que Orestes seja libertado da loucura que se apossou dele desde o crime.

Nessa gravação podemos ouvir flautas, instrumentos de corda e alguns instrumentos de percussão, que interrompem a melodia em diversos momentos, e depois um coro masculino que canta a melodia monofonicamente.

Lamento (do século I ou II d. C.)
Sobre essa última peça só podemos dispor da audição para obter informações. Trata-se de uma melodia executada num aulos e acompanhada por um instrumento de corda que realiza um bordão, repetindo inicialmente a mesma nota, depois um intervalo de quinta com alguns acentos, obtidos pelo tocar de diversas cordas - o que a caracteriza como uma música heterofônica. Não podemos, contudo, garantir sua procedência, mas sua estrutura geral torna plausível a hipótese de que é de fato uma música grega antiga.

Para finalizar, gostaríamos de recomendar muito cuidado ao ouvir música grega antiga na internet. Muito do que existe por aí são regravações, rearranjos, interpretações modernas e até mesmo confusões por falta de conhecimento. No YouTube existem algumas gravações bastante curiosas do coro do Orestes, que pode ser bom ouvir a título de curiosidade. Para saber se uma gravação é ou não é fidedigna, procurem saber quem está executando, se é um grupo sério e preocupado com a execução histórica, ou se é um grupo experimental, sem compromisso com o estudo da história da música, além, é claro, de procurar as características que vocês aprenderam em aula. O mesmo pode ser dito para a música medieval e renascentista.

Boa audição!